363 Nomes Indígenas Femininos com Significados

Confira a nossa seleção de nomes indígenas femininos cheio de cultura e significado. A cultura indígena brasileira é um tesouro vivo, enraizado em tradições ancestrais e histórias milenares. Parte essencial dessa riqueza cultural é a diversidade de nomes indígenas, que carregam significados profundos e refletem a conexão do povo indígena com a natureza, a espiritualidade e a vida em comunidade.

Nesta matéria, mergulharemos em uma fascinante jornada pelo significado e origem de nomes indígenas femininos, revelando a riqueza linguística e cultural que permeia esse universo único e encantador. De “Ubiratan”, representando a força da madeira, a “Aratama”, o local dos papagaios, cada nome conta uma história única e nos convida a apreciar a sabedoria e beleza das tradições indígenas presentes no Brasil. Vamos explorar essa lista de nomes que conecta o passado ao presente, honrando uma parte vital da nossa identidade nacional.

Nomes Indígenas Femininos

  1. Aci: As informações sobre este nome são um pouco conflitantes. Embora alguns estudiosos indiquem que se trata de um nome de origem tupi cujo significado é “mãe”, “matriarca”, também é dito que se trata de um vocábulo indígena significando “dor”, “pesar”.
  2. Acir: “dolorido, magoado”, “o que vem da dor”.
  3. Aiyra: Sua origem é um pouco imprecisa. Geralmente, é apresentado como tendo sua origem no tupi-guarani, sendo uma variação de Tajyra. Nesse caso, quer dizer “filha”.
  4. Alira: Este leve nome quer dizer “graciosa”.
  5. Amana: Sua origem é tupi e seu significado, “água que vem do céu”. Na cultura indígena, é um nome muito bonito, pois remete à chuva que lava o solo e traz fertilidade a ele.
  6. Anahi: É um nome originado da cultura tupi-guarani, significando “bela flor do céu”. Diz a lenda que Anahi foi uma valente indígena que morreu queimada tentando defender sua tribo dos invasores espanhóis.
  7. Anajá: Originado do tupi, quer dizer “grande palmeira”. É o nome da escritora Anajá Caetano.
  8. Apoema: ‘aquele que vê mais longe’.
  9. Aracema: Embora seja dito que sua origem está no tupi, seu significado divide opiniões. Para alguns, quer dizer “bando de papagaios”. Outros já dizem que se trata de “aurora” (talvez este o real significado).
  10. Araci: Originado do tupi, este nome quer dizer “estrela d’alva”, “aurora”, “mão do dia”. Bonito, não? No romance Ubirajara, escrito por José de Alencar, esse é o nome de uma das personagens. O nome da atriz Aracy Balabanian também não lhe deve ser estranho.
  11. Araquém: ‘pássaro que dorme’.
  12. Araruna: ‘arara de cor preta’.
  13. Aritana: Diz-se que significa “cacique de uma tribo”, provavelmente por ter existido um cacique assim chamado. Não é difícil que esse nome seja escolhido para meninas; a terminação em a faz com que o relacionemos mais facilmente a nome feminino. Aritana Maroni é uma empresária e cozinheira brasileira.
  14. Aruana: Existem dois significados possíveis. Um deles, embora sem muita comprovação, indica que o nome signifique “sentinela”. A outra possibilidade é que esse nome seja variação de aruaná, uma espécie de peixe. Existe uma série de televisão, produção brasileira, chamada Aruanas.
  15. Bartira: É um nome surgido a partir do tupi bo tira, cujo significado literal é “flor”.
  16. Biara: ‘prisioneiro de guerra’.
  17. Birigui: ‘mosquito’.
  18. Caiuá: ‘aquele que mora no mato’.
  19. Cauana: Possivelmente, estamos diante de uma variação de Cauã, nome tupi-guarani. Assim, ambos os nomes têm o mesmo significado
  20. Caubi:: variante do Caiubi.
  21. Cauê: “gavião” ou ‘falcão’.
  22. Ceci: É um nome com origem imprecisa e, talvez, um pouco curiosa. Originado do tupi-guarani, quer dizer “mãe do pranto”, “minha mãe”. Alguns estudiosos dizem que esse nome surgiu com base no idioma nativo inventado pelo escritor José de Alencar para nomear uma das personagens de O Guarani.
  23. Cobi:: derivado de Cobé.
  24. Coema: Sem muitas informações específicas sobre ele, acredita-se que seu significado seja “manhã”, “início do dia”.
  25. Diacira: É nome do tupi. Aparece geralmente relacionado a dois significados próximos entre si
  26. Endi: ‘luminosidade’.
  27. Erval: ‘Mata com ervas’.
  28. Goiás: ‘indivíduo da mesma raça’, ‘aquele que tem a mesma origem’.
  29. Grajaú: ‘rio dos carajás’.
  30. Guaraciara: É um nome indígena que significa “pássaro que tem luz como Sol”. É um lindo significado.
  31. Guarani: ‘guerreiro’.
  32. Iacina: O significado deste nome tupi-guarani e de bonita sonoridade provavelmente vai encantar você
  33. Iamana: Este é o nome de uma flauta de bambu, ou seja, é nome relacionado à musicalidade.
  34. Iandara: Não é possível precisar muitas informações sobre este nome, mas é muito provável, segundo indicações, que seu significado seja “metade do dia”.
  35. Iara: É nome surgido a partir do tupi y-îara. Seu significado é “mãe d’água”, “senhora d’água”. Segundo a lenda indígena da Mãe d’água, parte do nosso folclore, Iara é metade mulher, metade peixe; é uma sereia que vive nas águas amazônicas e que atrai os homens para o fundo do rio; como humana, consegue circular entre as demais indígenas como uma igual.
  36. Iberê: ‘rio que se arrasta’ ou ‘rio rasteiro’.
  37. Inaiê: Provavelmente surgido no tupi, este nome com sonoridade bem particular quer dizer “águia solitária”.
  38. Iracema: É um dos nomes indígenas eternizados nas páginas da literatura brasileira
  39. Iraci: É um nome de origem tupi, vindo de yira. Para alguns, significa “mãe do mel”. Para outros, apenas “doçura”, indicando pessoa amável. É considerado nome unissex.
  40. Iramaia: ‘Progenitora do mel’.
  41. Iramaia: Com ira (“mel”) no nome, este nome também aparece com o possível significado de “mãe do mel”.
  42. Irani: É um nome complexo, possuindo três significados possíveis
  43. Itambé: ‘pedra pontuda e com corte’.
  44. Itaú: ‘pedra preta’.
  45. Iúna: É nome originado da língua guajajara e que significa “água escura”, “rio escuro”.
  46. Jaci: Encontramos sua origem no tupi Ya-cy ou Ia-cy. Na mitologia tupi, esse é o nome da deusa Lua, a protetora das plantas, dos amantes e da reprodução.
  47. Jaciara: Sua origem é tupi, formada pelas palavras yaci (“lua”) e yara (“senhora”, “dona”). Assim, os possíveis significados para tal nome são
  48. Jacimar: Trata-se de um nome indígena cujo significado é “lua boa para guerra”.
  49. Jacir:: variante de Jacira.
  50. Janaína: Este, que é considerado um dos nomes de Iemanjá, significa “rainha do mar”, “deusa do mar”, “sereia dos rios”. Janaína Marques é uma professora e política brasileira.
  51. Jandir: ‘abelha de mel’ ou ‘homem agradável’.
  52. Jandira: A origem deste nome está no tupi Jandieira, significando literalmente “abelha de mel”, “que corre como mel”. Jandira Feghali é uma política de nosso país.
  53. Jarina: Trata-se do nome de uma palmeira cujas sementes muito brancas fazem com que sejam chamadas de marfim vegetal; é considerada a semente mais nobre da Amazônia.
  54. Jupira: Trata-se de um nome relacionado à natureza e à alimentação indígena
  55. Juraci: De origem tupi, este nome unissex é formado pelas palavras jura e cy. O seu significado é “boca materna”.
  56. Jurandir: ‘boca melíflua’, ‘o que fala palavras doces’.
  57. Jurema: Este nome é bastante popular, mas seu significado pode ser considerado como um pouco estranho… Vindo do tupi, o nome refere-se a uma planta com espinhos que não tem aroma muito agradável. O seu significado pode ser entendido como “árvore de espinhos de odor desagradável”.
  58. Jussara: Sua origem está no tupi ii’sara e seu significado é “coceira”, “ardor”. É, seu significado pode ser um pouco estranho… É que esse nome foi utilizado para nomear os espinhos de uma palmeira. É o nome da famosa atriz Jussara Freire.
  59. Kadu: “pessoa boa e gentil”.
  60. Kaique: ‘ave aquática’.
  61. Kaluanã: ‘grande guerreiro’.
  62. Kaolin: É um nome indígena conhecido pelo significado de “bela jovem”. Além do seu bonito significado, possui sonoridade agradável.
  63. Kauã (Kauan, Cauã Ou Cauan): “gavião” ou “falcão”.
  64. Leri: ‘Molusco acéfalo’.
  65. Magé: ‘feiticeiro’.
  66. Maiara: É um popular nome com duas origens indígenas possíveis. Pode ser que tenha vindo do tupi-guarani, da junção de maya (“mãe”) e aryia (“avó por parte de mãe”), significando “bisavó”. Outra possibilidade é ter vindo da tribo uapixana, de maiaré, nesse caso significando literalmente “bicho”. Alguns estudiosos indicam que Maiara significa “sábia”. Provavelmente, isso tem relação ao significado tupi-guarani, considerando que os mais velhos (uma bisavó, por exemplo) costumam ser vistos como detentores de grande sabedoria. É o nome da cantora sertaneja Maiara, da dupla Maiara e Maraísa.
  67. Maíra: Seu significado é “branca estrangeira”, “francesa”, “estrangeira loura” e vem do tupi mair. Alguns acreditam que esse nome tenha surgido a partir da forma como indígenas nomeavam as estrangeiras. É o nome da atriz Maíra Charken. É o título do romance indígena escrito por Darcy Ribeiro, Maíra.
  68. Maraíra: O significado deste nome é considerado como sendo “pessoa que gosta de mel”.
  69. Maranhão: ‘Mar grande, mar que corre’.
  70. Marani: ‘aquele provoca rixas’.
  71. Mauá: ‘Aquele que é elevado’.
  72. Maya: Seu significado é um pouco complexo, pois não se tem certeza de sua origem. Pode ter vindo do hebraico mayim (“água”), do latim mai (“grande”) ou do tupi maya (“mãe”). Assim, estamos diante de um nome que pode ter origem indígena, embora isso não impacta a leveza de sua sonoridade e a beleza de seu significado.
  73. Moacir: “dolorido, magoado”, “o que vem da dor” ou “o que faz doer, o que magoa”.
  74. Moara: A origem de Moara é tupi-guarani significando “ajudar a nascer” e, por extensão, “aquela que ajuda no parto” (sendo este o significado mais comumente explicitado).
  75. Moema: É um nome curioso, pois embora seja consensual ser de origem tupi, os significados possíveis não são próximos entre si. Alguns dizem que quer dizer “aquela que está adoçando” e outros, que quer dizer “mentira”, “falsidade”.
  76. Nadi: Trata-se de um nome que veio do tupi-guarani. Seu significado remete à maternidade
  77. Naná: Este nome de origem indígena tem por significado “fruto que cheira forte”.
  78. Niara: Não existem muitas informações específicas sobre este nome, apenas o fato de ser de origem indígena. Seu significado é “mulher determinada em busca de grandes objetivos”, “mulher que busca grandes objetivos”. Acredita-se que tal nome reflita a grande vontade de ter objetivos realizados e a força necessária para tal.
  79. Paraguaçu: Este nome de origem tupi tem o significado de “mar grande”, “rio grande”. É formado pelos vocábulos pará (“mar”, “rio”) e gûasu (“grande”). Na obra de Santa Rita Durão, Caramuru, encontramos uma personagem com esse nome.
  80. Paraopeba: ‘rio das águas rasas’.
  81. Peri: ‘planta lisa, delgada e flexível’.
  82. Piatã: ‘pé duro’, ‘pedra dura’ ou ‘homem forte’.
  83. Porã: ‘bonito’.
  84. Poti: ‘animal artrópode crustáceo’.
  85. Potira: Vindo do tuti Potyra, de po’türa, seu significado é literalmente “flor”. Existe uma lenda indígena que narra a história do casal Itagibá e Potira
  86. Raíra: O significado deste nome de origem do tupi é “homem”, “humana”, por extensão referindo-se à espécie humana. Embora o significado esteja mais ligado ao masculino, sua terminação em a torna-o uma escolha mais comum para meninas.
  87. Sabará: ‘pedra reluzente’.
  88. Suyane: Dotado de sonoridade bem particular, este nome quer dizer “flor de lírio”. Há quem diga que seu significado também pode ser “a flor que não morreu”. É o nome da atriz Suyane Moreira.
  89. Tabira: Este nome pouco comum de origem indígena quer dizer “caule torto das árvores”. É, o significado pode não ser muito atraente, mas a sonoridade desse nome certamente o é.
  90. Tacira: Nome cujo significado é “arma cortante”. Possui um significado tão forte quanto a sonoridade desse nome.
  91. Taiane: Não é um nome muito comum. Trata-se de uma das variações possíveis de Tainá. Logo, seu significado também é “estrela”, “astro celeste”.
  92. Taiguara: ‘o liberto’.
  93. Tainá: É um nome bem popular de origem tupi. Quer dizer “estrela”, “astro celeste”, havendo quem diga significar “estrela da manhã”. Sem dúvida, estamos diante de um nome com bonito significado. É o nome da atriz Tainá Müller.
  94. Tainara: Encontramos sua origem no tupi
  95. Tauane: Este nome é considerado uma das versões para o nome tupi Tainá. Quer dizer “estrela”, “astro celeste”.
  96. Teçá: É considerado nome indígena, embora pouco se saiba sobre ele. Seu significado é “olhos atentos”, “aquela que tem olhos atentos”.
  97. Tibiriça: ‘sentinela da serra’.
  98. Tuane: Variante do tupi Taina, seu significado, consequentemente, é “estrela”.
  99. Tupã: ‘progenitor’.
  100. Ubiratã: “lança forte”, “pau rijo” ou “tacape forte”.
  101. Uyara: Trata-se de uma variação do tupi Yara, assim compartilhando com ele os significados de “senhora”, “dona”, “dominadora”. Trata-se de uma variação do tupi Yara, assim compartilhando com ele os significados de “senhora”, “dona”, “dominadora”. Esse é o nome da cantora Uyara Torrente.
  102. Viatã: ‘Flecha rija’.
  103. Vivá: É um dos nomes de origem indígena de que pouco se tem informações precisas. Seu significado é “forte como a natureza”.
  104. Xamã: ‘inspirado pelos espíritos’, ‘aquele que faz magias’.
  105. Yacamin: ‘personagem da lenda indígena’.
  106. Yancy: ‘homem branco’.
  107. Yandra: De origem indígena, quer dizer “metade do dia”.
  108. Yank: variante de Yancy.
  109. Yardley: ‘prados verdes’.
  110. Zaltana: ‘montanha alta’.

Nomes Indígenas femininos bonitos

  1. Aceí : Ofertar vinho. um através do termo originário…
  2. Acemira : Palavra formada pela transposição das letras de Iracema.
  3. Acira : Objeto cortante.
  4. Adalbéria : Feminino de adálbero.
  5. Aimara : Vegetação.
  6. Airetama : Casa de abelhas, colméia.
  7. Ajira : Sobrinha.
  8. Amana : Água que vem do céu.
  9. Amanacy : Mãe da chuva.
  10. Amanara : Dia com chuva.
  11. Amanayara : Ama da chuva.
  12. Amandy : Água de chuva.
  13. Anouk : Ursa prenha.
  14. Aquira : Gomo de vegetais. “amigo”, “aliado”. Surge do dialeto…
  15. Araci : A mão do dia, a aurora.
  16. Araciara : Ave que se alimenta do mel.
  17. Aricema : O broto da palma.
  18. Arinhã : Galinha.
  19. Aritana : “cacique de uma tribo”. Muito embora não seja possível comprovar o étimo de Aritana, trata-se de um nome indígena predominantemente…
  20. Baniwa : Tribo norte-amazônica.
  21. Bariri : Água inquietante.
  22. Bartira : “flor”. Tem origem no tupi bo tiira, que quer dizer literalmente “flor”. O nome Bartira surgiu com a índia guaianás filha do cacique…
  23. Boyrá : Objeto precioso.
  24. Buriti : Árvore da vida.
  25. Caássica : Planta oleosa.
  26. Canirim : Broto de flor. a…
  27. Capotira : Flor do mato.
  28. Casira : Inseto munido de ferrão.
  29. Caturama : Boa sorte.
  30. Cembira : Pedaço.
  31. Cendi : Luminosidade.
  32. Cendira : Fraterna.
  33. Cimeína : Sem polimento.
  34. Cobé : A maneira como se vive.
  35. Coema : Início do dia.
  36. Cotiguara : Sócio.
  37. Dakota : “amigo (a)”, amigável”, “aliado (a)”. Dakota é um nome de origem indígena que
  38. Dena : Pequeno vale.
  39. Diacira : Conjunto de alvéolos em que a abelha deposita o mel.
  40. Diacuí : Planta que floresce no campo.
  41. Ebira : Lugar do barco onde se encontram os assentos.
  42. Eçabara : Que procura.
  43. Eçai : Aquela que gosta de festas.
  44. Eçajira : Abertura situada na parte media da membrana íris.
  45. Eçara : Ir em busca.
  46. Eçaraia : Esquecer.
  47. Eçauna : Olhos escuros.
  48. Ecira : Cozinheira que assa na brasa.
  49. Ednaré : Divindade dos parecis, tribo antiga.
  50. Eirapuã : Estrela.
  51. Eirati : Abelha pequena.
  52. Eiruba : Abelha rainha.
  53. Emaci : Mal-Estar.
  54. Emitima : Horta.
  55. Ena : Derrubar.
  56. Endyra : Irmã da mulher.
  57. Enoma : Espécie de besouro.
  58. Eora : Perder os sentidos.
  59. Erê : Assombro, admiração.
  60. Ereíma : Não possui nome.
  61. Etama : Nação.
  62. Guaíra : Intransitável.
  63. Guapira : Onde o vale começa.
  64. Guaracema : Fuga das garças.
  65. Guaraciaba : Cabelos louros.
  66. Guaraciara : Pássaro que tem luz como o sol.
  67. Guaratinga : Garça clara.
  68. Guaraúna : Garça escura.
  69. Iaceê : Poder de telepatia.
  70. Iaci : Idem a Jaci.
  71. Iandara : “metade do dia”. Iandara é um nome indígena. Embora não seja possível afirmar qual o seu étimo, há indicações de que seu significado…
  72. Ibarama : Pomar.
  73. Ibarantâ : Pedaço de madeira.
  74. Ibaretama : O céu.
  75. Iberaba : O brilho da água.
  76. Ibiacema : Montanha da terra.
  77. Ibiama : A vertente.
  78. Ibiara Serra das araras.:
  79. Ibitira : Grande elevação de terra.
  80. Ibiúna : Terra escura.
  81. Ibotira : Flor pequena.
  82. Ibotirama : Lugar das flores.
  83. Ierê : Movimento em círculo causado pelo cruzamento de ondas.
  84. Igapira : A nascente do rio.
  85. Igara : Embarcação pequena.
  86. Imira : Vegetação.
  87. Inã : Pessoa.
  88. Inaiê : “águia solitária”. Inaiê é um nome feminino de origem indígena, que terá surgido do tupi, a língua mais falada no Brasil durante mais de…
  89. Inara : “senhora das águas”, “mãe d’água”, “a beleza das águas” ou “dominadora”. Inara é um nome indígena, cujo étimo é desconhecido. Estudiosos…
  90. Inema : Água parada.
  91. Ipanema : “água imprestável”, “lago fedorento”, “água turva”, “água imprestável para o consumo humano”. Ipanema é um nome feminino que atualmente…
  92. Ipoema : Espécie de pássaro do pântano.
  93. Iracema : “lábios de mel”, “a saída do mel” ou “o fluxo do mel”. O nome Iracema tem origem do guarani iracema, composto pelos elementos ira,…
  94. Iratama : Muitas abelhas.
  95. Irecê : Superfície da água.
  96. Itacira : Lâmina afiada.
  97. Itanema : Cobre.
  98. Itapema : Pedra.
  99. Itaúna : Pedra escura.
  100. Iúna : Rio escuro.
  101. Jaçara : Espécie de palmeira.
  102. Jaci : “Lua”. Tem origem na palavra do tupi yacy, que quer dizer literalmente “Lua”. Está relacionado com o significado de Jacira, que une os…
  103. Jaciaba : Pessoa de frutas.
  104. Jaciara : “senhora da lua”, “nascida da lua”, “dona da lua”, “dominadora da lua”. Jaciara é um nome indígena. Tem origem no tupi e é a…
  105. Jaciema : Movimento da Lua.
  106. Jacimar : Lua boa para a guerra.
  107. Jacina : Inseto.
  108. Jacinira : Nome derivado de Jacina.
  109. Jacirema : Produção do mel da abelha.
  110. Janarí : Árvore da amazônia.
  111. Jandaíra : Inseto que produz mel.
  112. Japira : Espécie de ave.
  113. Jarina : Tipo de palmeira amazonense.
  114. Jeceara : Amancebar-se.
  115. Jerema : Idem a Jurema.
  116. Juacira : Feminino de Juacir.
  117. Juarana : Se parece com jucá.
  118. Juatama : Lugar dos juás.
  119. Jubaia : Pousada agradável.
  120. Juçana : Armadilha de caça de aves.
  121. Jupiara : Mitologia dos índios.
  122. Jupira : Qualquer planta que alimenta.
  123. Juraci : “boca materna”. Tem origem no nome do tupi Juracy, formado pela união das palavras jura, que quer dizer “boca” e cy, que significa…
  124. Jurandira : Sabor do mel nos lábios.
  125. Jurema : “árvore de espinhos de odor desagradável”. O nome Jurema tem origem no tupi yu-r-ema, composto pela união dos elementos yu, ju, que quer…
  126. Kaolin : Indígena bela jovem
  127. Kauana : “guardiã dos segredos”; “gavião”. Embora não seja possível afirmar qual o étimo do nome Kauana, há indicações de que o mesmo tenha…
  128. Kuana : Veja Kuanna
  129. Kuanna : Doce perfume.
  130. Kuarashí : Indígena sol
  131. Kumari : Indígena comadre
  132. Kurumí : Indígena. Menino
  133. Lauany : “gavião”; “forte e poderosa”. Lauany é um nome feminino que surge como variante gráfica de Lauane que, por sua vez, é uma variação de…
  134. Maiara : “a bisavó” ou “senhora”. Maiara é um nome feminino com dois prováveis étimos e significados
  135. Maraíra : Pessoa que aprecia mel.
  136. Marana : Combate entre duas partes.
  137. Miracema : Nascer de uma criança.
  138. Moama : Arrumar a armadilha.
  139. Moara : “ajudar a nascer”, “aquela que auxilia no parto”. Moara é um nome indígena. Com alguns registros entre as brasileiras, ele tem origem…
  140. Moema : “aquela que está adoçando”. Tem origem no tupi moeemo, calcado no gerúndio, que quer dizer “adoçando”, transformado para o feminino,…
  141. Nadi : “rio”, “córrego”, “úmido”, “macio”, “mãe”, “progenitora”. Nadi é um nome que apresenta três possibilidades de origem
  142. Naná : Fruto que cheira forte.
  143. Nanã : Veja Naná
  144. Nanine : Personagem principal de uma história guaicuru.
  145. Neputira : Floresce no campo.
  146. Niara : “determinada com os seus desígnios”, “mulher em busca de grandes objetivos”. A origem do nome Niara é indígena. Embora não seja…
  147. Nita : Grande urso.
  148. Oricema : Rio de gruta mal cheirosa.
  149. Otinga : Água límpida.
  150. Pocema : Brado de guerra.
  151. Poguira : Proteger.
  152. Poranga : Beleza.
  153. Potira : “flor”. Tem origem no nome vindo do tupi Potyra, a partir de po’türa, que quer dizer literalmente “flor”. É personagem de uma lenda…
  154. Raíra : “Homem”, “Humana”. Apesar do seu significado sugerir a sua utilização para o gênero masculino este nome é utilizado especialmente para…
  155. Raruama : Obstáculo.
  156. Rayra : “Homem”, “Humana”. Possivelmente esse nome é uma variante gráfica de Raíra, que apesar do seu significado sugerir a sua utilização…
  157. Roama : Permanecer em pé.
  158. Rocema : Andar acompanhada.
  159. Roquira : Gomo de vegetais.
  160. Sicupira : Variação de Sucupira.
  161. Sucupira : Nome de uma árvore.
  162. Suyane : “flor do lírio”. Há rumores que o nome também possa ter origem indígena e possa significar “a flor que não morreu”. O nome no…
  163. Tabacema : Alongamento das penas das aves.
  164. Tabira : Caule torto das árvores.
  165. Taci : Inseto.
  166. Taciatã : Sofrer.
  167. Tacicema : A carreira das formigas.
  168. Tacira : Arma cortante.
  169. Tainaçã : Estrela da tarde.
  170. Teçá Significado “aquela que tem olhos atentos”, “atenta”; “natural de Tera”, “habitante de Tera” ou “natural (habitante) da ilha de animais…:
  171. Teçarema : Admiração á vista.
  172. Thaynara : “estrela”, “perfeita”, “iluminada”. Thaynara é um nome brasileiro que tem origem a partir da língua tupi, falada pelos índios que…
  173. Tuane : “estrela”, “astro celeste”. A origem de Tuane é indígena. Trata-se de um nome utilizado entre os brasileiros que surge como variante de…
  174. Ubana : Encobrir.
  175. Ubiracema : Broto de árvore.
  176. Uiara : “Mãe d’água”, “a dominadora”. Uiara é uma variante de Iara, nome feminino indígena que surge do tupi Yara. Como nome indígena,…
  177. Umarama : Lugar arejado.
  178. Uyara : “senhora”, “dona”, “dominadora”, “Mãe-d´água”. Uyara é um nome indígena brasileiro, que tem origem no nome tupi Yara,…
  179. Vivá : Forte como a natureza.
  180. Xavantina : Derivação dos xavantes.
  181. Yandra : “metade do dia” e possui origem indígena. O nome no Brasil Existe atualmente no Brasil, segundo o Censo 2010, 1.345 pessoas com o…
  182. Yaritza : “senhora das águas”, “dona da água”, “dominadora”, “mãe d’água” ou “amiga”, “ajudante”. É provável que esse nome seja uma versão…
  183. Yoki : “pássaro azul”, “expectativa”, “premeditação”, “chuva” ou mesmo “neve”. Yoki, de origem indígena norte americana Hopi,…

Nomes de índios americanos femininos

  1. Aiyana
  2. Aiyanna
  3. Alabama
  4. Alaska
  5. Anevay
  6. Angeni
  7. Aquinnah
  8. Ayiana
  9. Chayanne
  10. Chenoa
  11. Cheyanna
  12. Cheyanne
  13. Cheyenne
  14. Chiana
  15. Chyanne
  16. Cree
  17. Dakoda
  18. Dakota
  19. Dakotah
  20. Denali
  21. Dyani
  22. Enola
  23. Fala
  24. Itzayana
  25. Kachina
  26. Kansas
  27. Kateri
  28. Kayah
  29. Lakota
  30. Mahala
  31. Makya
  32. Malibu
  33. Mansi
  34. Misae
  35. Name
  36. Name
  37. Nayeli
  38. Oneida
  39. Seneca
  40. Sequoia
  41. Sequoya
  42. Shada
  43. Shanea
  44. Shania
  45. Shastina
  46. Shawnee
  47. Shawnie
  48. Shayanne
  49. Shianna
  50. Shima
  51. Shizue
  52. Shyann
  53. Shyanna
  54. Shyanne
  55. Talise
  56. Tallula
  57. Tallulah
  58. Talula
  59. Talulah
  60. Tandy
  61. Tennessee
  62. Tika
  63. Topanga
  64. Vilma
  65. Wenona
  66. Wenonah
  67. Winona
  68. Wynona
  69. Wynonna
  70. Zuni

A Tradição dos Nomes Indígenas

  • A Magia dos Nomes Indígenas: Escolher um nome indígena ganha um toque especial ao optar por aquele que é envolvido por uma lenda ancestral. As lendas são narrativas carregadas da essência do povo e da terra, criando uma poderosa conexão do bebê com suas raízes.
  • O Significado do Meu Nome: Meu nome possui um significado único na língua indígena que falo. Ele representa a ideia de “andar com os pés firmes na terra”.
  • Beleza dos Nomes Indígenas: Os nomes indígenas são considerados tão bonitos devido à sua origem na natureza e em elementos que nos cercam. Cada nome possui um significado especial, tornando-os verdadeiramente especiais.
  • A Importância dos Nomes para as Tribos: Os nomes têm um valor extremamente significativo para as tribos indígenas, representando a identidade cultural de cada indivíduo. Eles preservam a história e a tradição da tribo de geração em geração.
  • Processo de Escolha dos Nomes para os Bebês: Em minha tribo, geralmente, são os avós que têm o privilégio de escolher o nome do bebê. Eles selecionam um nome com significado especial para a família, fortalecendo os laços afetivos.
  • Nomes Populares entre as Tribos Indígenas: “Aguiar” é um dos nomes mais populares entre as tribos indígenas do Brasil, juntamente com outros como “Tupã”, “Iara” e “Davi”.
  • Tabus Relacionados aos Nomes: Existem tabus em algumas tribos em relação aos nomes. Algumas acreditam que pronunciar o verdadeiro nome de alguém pode atrair espíritos negativos, exigindo precaução.
  • A Dimensão Religiosa dos Nomes: Na minha tribo, os nomes têm uma dimensão religiosa, conectando-nos com o mundo espiritual e fortalecendo nossa fé.
  • Características Marcantes dos Nomes Indígenas: Os nomes indígenas são frequentemente compostos por múltiplas sílabas e costumam ser longos, trazendo em si um significado especial.
  • Transmissão dos Nomes de Geração em Geração: Os nomes são transmitidos de forma hereditária, passando de pais para filhos, comum ver um filho recebendo o nome de um avô ou avó.
  • Nomes Proibidos: Sim, em algumas tribos, há nomes proibidos de serem usados, geralmente devido a seu significado negativo. O respeito a essas tradições é essencial para manter a harmonia cultural.

Conclusão

Ao explorarmos a rica lista de nomes indígenas femininos, podemos sentir a magia e o significado profundo que esses nomes carregam. Cada nome é um tesouro de ancestralidade, conectando-nos à natureza, às lendas e à cultura das tribos indígenas. Essa tradição de escolher nomes baseados em histórias e elementos naturais demonstra a sabedoria e a reverência que essas comunidades têm pela sua terra e suas raízes.

Em suma, essa lista de nomes indígenas femininos nos convida a valorizar a beleza e a profundidade das culturas ancestrais, ressaltando a importância de conhecer, respeitar e preservar a riqueza cultural indígena, não apenas no universo dos nomes, mas também em toda a sua diversidade de conhecimentos e costumes.

Veja mais: